Os objetivos da avaliação neuropsicológica são: auxiliar o diagnóstico diferencial, estabelecer a presença ou não de comprometimento cognitivo, nível de funcionamento em relação ao nível ocupacional e educacional, verificar e localizar alterações sutis, a fim de detectar possíveis disfunções ainda em estágios iniciais. Contribui para o planejamento do tratamento e no acompanhamento da evolução do quadro em relação aos tratamentos medicamentoso, cirúrgico e reabilitação. Difere da avaliação psicológica por tomar como ponto de partida o cérebro e seu funcionamento.
A seleção dos testes deve oferecer um panorama das funções cognitivas, favorecendo um exame eficiente para permitir ao examinador formar um diagnóstico dos prejuízos cognitivos, de forma que o resultado final forneça um perfil neuropsicológico do paciente. Sendo assim, o protocolo deve abranger:
Atenção: seletiva, sustentada, alternada.
Flexibilidade cognitiva.
A avaliação é realizada de forma global: resultado dos testes, exames de imagem, laudos
Memória: curto e longo prazo, verbal e visual.
Processos intelectuais: raciocínio, abstração, pensamento.
Funções visuais: percepção, discriminação.
Organização viso espacial e visuoconstrutivas.
Linguagem (nomeação e compreensão)
Habilidades acadêmicas.
Funções motoras: movimentos, lateralidade.
Avaliação do estado de humor.
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