A criança está em processo de aprendizagem:
•Das regras
•Dos limites
•Do compartilhar
•De conviver com as frustrações
•De compreender as regras sociais
Normalmente a reação agressiva fala de uma necessidade, são elas:
Ambiente
Pensamento egocêntrico x Linguagem
Tradução de sentimentos
Situações adversas
Repetição de modelo
Para ajudar aos pais no manejo e prevenção do comportamento agressivo, elaborei uma pequena lista de ações eficazes. São elas:
1. Crie um painel de regras
• Crie um painel de regras e o deixe visível na altura dos olhos das crianças
• Distribua figuras com “PODE” e “NÃO PODE”. Exemplos: Abraçar o amigo (PODE), bater no amigo (NÃO PODE), etc.
• Todos os dias, revisar com as crianças as regras da casa. Isso pode ser feito, apontando para as figuras e pedindo para que as crianças identifiquem os seus significados. Se necessitar, realize correções.
• Além de educar sobre regras, limites e possibilidades e direitos e deveres, funciona como lembrete das mesmas. É importante salientar que as crianças necessitam de repetição, até que possam ter novos comportamentos introjetados.
2. Identifique o comportamento adequado para fornecer atenção.
• Quando a criança recebe muita atenção (colo, carinho, balanço, passeios pela escola, atividades extras, palavras de carinho) ao demonstrar um comportamento inadequado (birras, agressões, desobediência etc.), ela entende que seu comportamento gerou a atenção das pessoas e ela passa a repeti-lo para continuar recebendo atenção. Isso se chama reforçamento positivo. Para quebrar esse ciclo de reforço, é preciso não mais fornecer atenção para os comportamentos inadequados E FORNECER ATENÇÃO APENAS PARA OS COMPORTAMENTOS ADEQUADOS. Por exemplo: realizou uma tarefa, apresentou um desenho, ajudou com uma tarefa, obedeceu a um pedido, etc.
3. Não deixe passar nenhuma situação de desrespeito
• Com os pais e demais familiares
• Com os irmãos
• Com as demais pessoas
• Isso significa corrigir “TODAS” as vezes que agir dessa forma, não importando a circunstância.
• Tem que ser todo dia do mesmo jeito!
1. Como deve ser a comunicação
• Abaixe na altura da criança;
• Olhe-a nos olhos e peça para fazer o mesmo;
• Segure em suas mãozinhas delicadamente;
• E diga em tom bem firme, sem gritar: “Não gostei da maneira que falou comigo/o que você fez é errado.” / “Desse jeito você me machuca.”
• Para os bebês, podemos explorar as expressões faciais e o tom de voz para demonstrar a desaprovação.
• Se a criança estiver muito nervosa, avise que irá se afastar e retornar quando ela estiver mais calma.
• Mesmo que ela continue insistindo nas birras e não permaneça sentada, não tente agradá-la. Leve-a novamente ao local e avise que só irá conversar e retornar ao seu lugar, quando se acalmar.
• Fique atenta para a criança não colocar em risco a si mesma e nem as demais crianças e pessoas.
• Repare a situação, mostrando como ela poderia ter falado e agido e dê algumas alternativas.
2. Aplique as consequências
• Não é aplicar castigo, é ter uma atitude que corresponda a que a criança teve.
• Se ela bateu em alguém, precisará reparar isso, pedindo desculpas, dando um abraço e fazendo um carinho.
• Pedir para que a criança reflita sobre o que fez:
• “Você bateu no seu amigo, mas o que você poderia ter feito, quando você se sentiu com raiva, o que você pode fazer?”
• Dar alternativas: Dizer ao amigo que não gostou, sair de perto, avisar aos pais.
A criança deve entender que pode escolher.
3. Atitudes pró-sociais
• Ajude seu filho a se tornar sensível ao outro, para que desenvolva a empatia:
• Oferecer ajuda quando um coleguinha se machuca;
• Compartilhar brinquedos;
• Oferecer ajuda com as tarefas da escola para os colegas;
• Convidar os coleguinhas para brincar.
4. Rótulos
• Tenha muito cuidado com aquilo que você vai dizer sobre a criança, não nos esqueçamos que elas estão em processo de aprendizagem!
• Para nós adultos, é muito fácil rotular, porém, para a criança, o rótulo é extremamente negativo...
• Porque ela vai entender que ela é desse jeito mesmo, que não tem como mudar e o pior é que os pais acabam achando isso também.
5. Escolha o “ESPAÇO MÁGICO QUE ACALMA”
• Criar um espaço na sala ou outro local próximo, aonde a criança poderá ir quando estiver se sentindo com muita raiva.
• Colocar almofadas, boneco João Bobo, que a criança possa bater, descarregando toda a raiva;
• Depois, como gesto simbólico, abrir as janelas e deixar a raiva ir embora.
O MAIS IMPORTANTE A DIZER É:
“VOCÊ PODE SENTIR RAIVA, MAS VOCÊ TAMBÉM PODE ESCOLHER
O QUE VAI FAZER QUANDO ESTIVER SE SENTINDO ASSIM.”
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